Reading:
Como Funciona
2 meses ago

Como Funciona


O GAT Security Score coleta dados disponíveis publicamente na Internet (de forma não intrusiva) para dar uma perspectiva externa da postura de Segurança da Informação nas empresas. Os dados são dividos em 4 diferentes fatores de risco que, juntos, formam a base para o cálculo do seu Security Score (Rating ou Pontuação de Segurança).

Nosso algoritmo gera, automaticamente, um Rating de Segurança Cibernética com base na análise da superfície de exposição dos ativos da empresa à Internet pública e, como consequência, a ataques cibernéticos. O sistema entrega uma avaliação do nível de segurança em forma de rating, contendo apontamentos de riscos da empresa, de seus fornecedores e terceiros.

Os resultados podem ser utilizados para a análise do nível de exposição cibernética, análise de risco em terceiros, benchmark e levantamentos para utilização em processos de Due Diligence, Cyber Underwriting e Seguro Cyber, entre outros.

Inventário Digital

Por meio do domínio do endereço de email informado no momento do cadastro (por exemplo, para o email pessoa@gat.digital, o domínio será gat.digital), nosso algoritmo inicia uma busca por diversos tipos de ativos vinculados a esse domínio na Internet. Geralmente, as ferramentas de Security Rating limitam suas buscas somente aos IPs relacionados ao domínio. O GAT Security Score busca:

  • IPs
  • Subdomínios
  • Aplicações Web
  • E-Mails

Fatores de Risco

Após a identificação do Inventário Digital da empresa, o sistema realiza uma busca por possíveis problemas de segurança relacionados a cada um desses ativos. Os apontamentos identificados são divididos em quatro fatores de risco:

  • Risco de Imagem da Marca: problemas que podem acarretar na perda de credibilidade da marca. Por exemplo, domínio encontrado em alguma Blacklist, falta ou má configuração de DNS, dentre outros.
  • Vazamento de Dados: verificação das contas de e-mail corporativas, para checar se fazem parte de algum vazamento de dados.
  • Problemas de Websites: questões relacionadas a certificados digitais, má configuração de servidores web, tecnologias web inseguras e vulnerabilidades conhecidas (o sistema não realiza nenhuma varredura intrusiva).
  • Problemas de Rede: questões relacionadas aos IPs encontrados, tais como portas abertas, serviços expostos e tecnologias inseguras sendo utilizadas.

Score de Risco

Com base nos resultados demonstrados anteriormente, o sistema utiliza um algoritmo que realiza o cálculo do Score de Risco do domínio informado. Este score vai de 0 a 950, onde 0 é a pior nota e 950 a melhor.

Nosso algoritmo não é estático, mas sim adaptativo ao longo do tempo, de acordo com os avanços naturais na área da Segurança da Informação. Ou seja, o cálculo sofrerá ligeiras adaptações ao longo do tempo, a fim de refletir as mudanças da área de Segurança da Informação. Sempre que isso ocorrer, iremos informar sobre a mudança, a fim de garantir transparência e confiança.

Como Começar

Para ter acesso gratuito ao score de risco cibernético do domínio de sua empresa, basta acessar a página de cadastro e seguir as instruções.

  1. Preencha o formulário com seus dados
  2. Confira seu e-mail e confirme o cadastro no sistema
  3. Aguarde enquanto nossos algoritmos calculam o score
  4. Verifique os apontamentos identificados no domínio


Arrow-up